Ideias e liberdade


    Dead Aid - Dambisa Moyo

    Compartilhe
    avatar
    Sven de la Coste

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 29/10/2013

    Dead Aid - Dambisa Moyo

    Mensagem por Sven de la Coste em Qua Out 30, 2013 3:59 pm

    Em seu discusso para o TED, o Italiano Ernesto Sirolli relata como suas experiências na tentativa de "ajudar" a África foram todas fracassadas. Não só os Italianos, mas os americanos; franceses; australianos; etc... A culpa disso, no entanto, não é dos africanos, mas sim dos que não sabem ajudar.

    Veja mais sobre o que é dito no vídeo: http://www.ted.com/talks/ernesto_sirolli_want_to_help_someone_shut_up_and_listen.html

    No vídeo, Sirolli recomenda um livro muito esclarecedor, de uma economista africana chamada Dambisa Moyo. O livro, Dead Aid, explica como que os trilhões (sim, trilhões) que foram transferidos em doações para países africanos está destruindo o país, e aumentando vertiginosamente a pobreza do país.

    O PDF é facilmente encontrado na internet: http://www2.fiu.edu/~ganapati/6838/02_15_10_Moyo.pdf

    avatar
    Conhyrad

    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 29/10/2013
    Localização : Rio de Janeiro

    Re: Dead Aid - Dambisa Moyo

    Mensagem por Conhyrad em Dom Jan 12, 2014 6:31 pm

    Eu assisti essa palestra e concordo com tudo o que ele falou.
    Para se ajudar uma pessoa, você deve primeiro de tudo, ouvir o que ela tem a dizer sobre o problema que ela enfrenta, e o que ela acha que irá solucioná-lo. Aí então, caso você tenha certa experiência ou conhecimento no assunto, você poderá orientar a pessoa acerca da viabilidade dessa possível solução, tentando achar a melhor alternativa possível.
    Na África, como o palestrante explicou, os estrangeiros europeus/americanos analisam o problema apenas o suficiente para detectá-lo superficialmente, mas muitas vezes ignoram as causas dele, bem como as consequências das possíveis "soluções" que eles viriam a ter, é claro, sem a discussão sobre a viabilidade delas com os nativos.

    Eu baixei esse livro, e futuramente pretendo lê-lo, é um assunto que nutro curiosidade desde um tempo atrás.

      Data/hora atual: Ter Jun 19, 2018 4:44 pm