Ideias e liberdade


    O caso de David Reimer: o gênero como uma questão biológica ou social

    Compartilhe
    avatar
    Dom Casmurro

    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 02/11/2013

    O caso de David Reimer: o gênero como uma questão biológica ou social

    Mensagem por Dom Casmurro em Ter Nov 19, 2013 8:29 pm

    O caso de David (Brian) Reimer é surpreendentemente desconhecido, apesar de polêmico, e serve de grande utilidade no debate da identidade de gênero. Brian Reimer foi um garoto que nasceu sadiamente como homem, irmão gêmeo univitelino de Bruce Reimer. Ainda aos oito meses de idade, sofreu uma cirurgia para remoção de fimose, que acabou por destruir completamente o seu pênis.

    No mesmo período, os pais de Brian conheceram um psicólogo famoso pelos métodos e teorias inéditas, que coincidiam com o surgimento movimentos que questionavam as antigas tradições, durante a Guerra do Vietnã. Defensor da ideia de que o gênero era uma imposição social e de comportamentos sexuais mais liberais, como o sexo grupal e estímulo à sexualidade em crianças, Dr. John Money apareceu como uma solução para o caso de Brian Reimer. Prontamente atendeu aos pais do garoto, e se sentindo estimulado a comprovar sua teoria da imposição sexual do gênero, sugeriu que Brian fosse criado como uma garota. Brian Reimer passou a se chamar Brenda.

    O procedimento foi descrito por Dr. Money como um sucesso, chegando a ser reconhecido por revistas científicas e ganhando o título de professor emérito na Johns Hopkins University. A verdade, porém, era bem diferente do que relatava o psicólogo, chegando a ser perturbadora. Brenda não se sentia como uma menina desde os dois anos de idade, quando repudiava suas roupas e brinquedos de menina, desejando os brinquedos do irmão. Era hostilizado na escola pelos modos bruscos e masculinos e pela insistência em urinar em pé. Apesar da grande revolta, os pais insistiram, segundo as orientações de Dr. Money, a criá-lo como uma menina.

    As tentativas de Dr. Money de validar suas teorias e experimentos foram mais além. Em sessões com os irmãos, o médico apresentava fotos de sexo explícito aos dois e os estimulava a permanecerem em posições sexuais. Brenda, aos catorze anos, foi afastado de Dr. Money e levado para outro psicólogo, que incentivou os pais a contarem a verdade. Revoltado, Brian passou a procurar o seu verdadeiro gênero, passando a se chamar David. Removeu os seios que ganhara por efeito de tratamentos hormonais, fechou cirurgicamente sua vagina artifical e implantou órgãos sexuais masculinos.

    Os efeitos do experimento a qual David foi submetido foram sentidos logo após a sua revolta. Seus pais, culpados, desenvolveram problemas com depressão e alcoolismo. Seu irmão passou a ser usuário de drogas. O próprio David desenvolvera depressão e tentara pela primeira vez o suicídio aos vinte anos. Aos trinta anos, descobriu pela ajuda de outros pesquisadores que seu caso ainda era considerado um sucesso, exemplo da teoria da imposição de gênero. Sua história foi amplamente divulgada no meio acadêmico, virando notícia no Canadá e nos EUA. Apesar disso, Dr. Money não perdeu grande parte de suas honrarias ou até credibilidade. Por fim, David se matou aos trinta e oito anos, precedido pelo seu irmão Bruce, que morrera de overdose.

    Fonte: http://www.polbr.med.br/ano04/psi0604.php
    avatar
    Conhyrad

    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 29/10/2013
    Localização : Rio de Janeiro

    Re: O caso de David Reimer: o gênero como uma questão biológica ou social

    Mensagem por Conhyrad em Ter Nov 19, 2013 10:58 pm

    Aí vemos claramente um exemplo de um cara perverso tentando brincar de deus, ignorando totalmente os possíveis (não tão impossíveis, que acabaram acontecendo) conflitos emocionais do garoto, desconsiderando toda a vida desse ser humano, e tratando-o como um animal a ser usado e experimentado para provar sua teoria científca mirabolante, e totalmente insana.
    Vemos também que esse "experimento" destruiu toda uma família e trouxe desgraça e sofrimento para ela, com dois suicídios e dois viciados, um dos quais posteriormente também se suicidou. E também vemos que esse "experimento" falhou, e o menino sempre se sentiu como um menino, mostrando que, depois que o bebê nasce, ele já tem seu gênero programado em seu subconsciente.
    O mais chocante disso tudo é que apesar dessa cagada infernal, e do fato de o "médico" ter encoberto ela toda, quando ela veio á tona a reputação do sujeito permaneceu quase que intacta, mesmo após o suicídio do garoto-vítima.
    avatar
    Sven de la Coste

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 29/10/2013

    Re: O caso de David Reimer: o gênero como uma questão biológica ou social

    Mensagem por Sven de la Coste em Qua Nov 20, 2013 12:50 pm

    Embora eu não tenha gostado muito do hangout, eu acho bem interessante para uma visão geral dos autores (ou autoras) do feminismo: https://www.youtube.com/watch?v=4Pf32aIXHTg

    Aparentemente existe uma corrente que nega as diferenças naturais dos gêneros, que nega o amor materno, por exemplo.
    avatar
    Verdi

    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 09/08/2014

    Re: O caso de David Reimer: o gênero como uma questão biológica ou social

    Mensagem por Verdi em Sab Ago 09, 2014 5:09 pm

    Isso é insano.
    O que se passa na cabeça de um médico desses? É no mínimo um psicopata.
    Como alguém poderia viver normalmente após tudo o que esse médico fez? O mínimo que ele deveria fazer é se desculpar publicamente, renunciar a fama e expor o fracasso do experimento com sua cobaia humana, por respeito à família, à verdade e ao rapaz. Além disso, a comunidade científica, se busca de fato ciência, deveria cair em cima dele e tirar o título dele.
    Pelo visto, o cara não forjou os resultados pelo dinheiro, coisa mais comum no meio científico. Ele foi mais além do que isso, ele forjou pela ideologia e pra provar o ponto de vista dele.
    Oras, por que diabos ele acha que vale tudo para provar seu ponto? Pior, por que diabos as pessoas que o cercam permitem que ele faça isso sem que seja humilhado publicamente? Será que essas pessoas também querem que o ponto dele seja comprovado não-empiricamente mas contando com o selo "científico"?
    A ideologia, pelo visto, é mais importante que a vida humana, que a verdade, que a ciência.
    Quem pensa assim pode ser chamado de cientista? Tem algo muito errado aí...
    avatar
    Conhyrad

    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 29/10/2013
    Localização : Rio de Janeiro

    Re: O caso de David Reimer: o gênero como uma questão biológica ou social

    Mensagem por Conhyrad em Sab Ago 09, 2014 11:36 pm

    Oportunismo ideológico barato. Pura e simplesmente isso.
    E com uma pitada de insegurança e covardia. Não quis assumir a responsabilidade pela merda quando ela estourou: preferiu se esconder e fingir que não era com ele, pra não pôr meia dúzia de gente que acredita nele em dúvida.

    Conteúdo patrocinado

    Re: O caso de David Reimer: o gênero como uma questão biológica ou social

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sab Abr 21, 2018 11:47 pm